sábado, 9 de março de 2013

Tendencias Tecnológicas em Redes Sociais para 2013

Quais as Tendencias Tecnológicas em Redes Sociais para 2013



Por Eduardo Klass / Marcos Okubo

No começo as redes sociais eram apenas um serviço extra que as empresas disponibilizavam. Hoje as empresas obtém alto lucro em cima de redes sociais, fazendo com que o usuário nem perceba que contribuiu para o enriquecimento de determinada empresa. A forma de obter lucro em uma rede social é igual da televisão, através de publicidades dentro dos sites.
Nos dias de hoje as redes sociais movimentam um grande mercado com altos valores, neste artigo, baseado no gerente de pesquisa e consultoria do IDC, Alessandro Figueiredo, vamos tentar dar uma perspectiva sobre as novas tendências de redes sociais, que tendem a se destacar neste mercado competitivo em 2013.

O ano de 2012 teve um grande aumento de pessoas que acessam as redes sociais e o Brasil sai na frente porque possui um público fiel e atuante. Isso gerou muitos questionamentos sobre o futuro delas. Em 2013, segundo o Alessandro e outros especialistas, podemos citar algumas tendências de redes sociais.

Com o aumento dos smartphones, divulgado pelo e-Marketer, o Brasil terá 318 milhões de conexões móveis ao fim de 2015. Isso comprova que os acessos as redes sociais vindo do celular supera os vindos de PCs. Isso nos mostra a primeira tendência de 2013, são redes criadas para celulares, como o Instagram, por exemplo, já é bastante usado atualmente. O foco das empresas devem ser melhorias nas tecnologias mobile para obter melhore interfaces e cada vez mais agradar os seus usuários.

O gerenciamento e monitoramento de informações das redes sociais tem trazido um volume de informações inéditas sobre seus clientes e stakeholders. E para fazer uma análise precisa dos dados usamos os sistemas Big Data, que trata a informação e analisa a mesma, isso ajuda a empresa analisar e montar estratégias promovendo melhorias.

Segundo matéria da TI Inside, estima-se que o mercado de Big Data crescerá em uma taxa anual composta de 31,7% até 2016, quando deverá movimentar US$ 23,8 bilhões. A tendência é que as empresas procurem automação na gestão da informação e ciclo de vida das análises de dados.

O aumento de ações com integração multicanal também podemos segundo Alessandro pode ser outra tendência para o próximo ano. Alguns números divulgados pela Mashable Magazine dizem que, mais de 80% dos usuários de smartphones e tablets os utilizam enquanto assiste TV, 51% das pessoas costumam publicar comentários sobre programas de TV a fim de se conectar e trocar opiniões com outros usuários que estão assistindo o mesmo programa, 24% dos usuários do Facebook reportaram que costumam fazer comentários nas redes sociais enquanto assistem a um filme. No Brasil interagimos bastante com comentários na rede, sobre assuntos de televisão isso mostra a integração de ações off line x online. Fortalecendo marcas através dos consumidores. Este artigo foi desenvolvido através de uma ideia do Alessandro Figueiredo, para tentar mostrar algumas das tendências tecnológicas para 2013.

Referências
OLHAR DIGITAL. Tendências para 2013. Disponível em: < http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/tendencias-para-2013 >. Acesso em 10/03/2013.
PEREIRA, Ricardo Oliveira. Gestão do conhecimento com apoio dos recursos de sistemas de informação e tecnologias emergentes. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0144.PDF >. Acesso em: 10/03/2013
E.life. Disponível em: < http://elife.com.br/ >. Acesso em: 10/03/2013.

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